Você decidiu mesmo viajar então a primeira coisa a fazer é tirar o visto para entrada nos Estados Unidos, antes mesmo de comprar passagens ou reservar hotel.
O visto é um documento emitido por uma Embaixada ou Consulado dos Estados Unidos e colocado no passaporte do portador. Ele dá direito a viajar para os Estados Unidos e solicitar entrada no país; ele não garante a entrada. Um funcionário do Serviço de Alfândega na porta de entrada determina se o portador do visto é elegível para entrada nos Estados Unidos e a duração de sua estadia. No meu caso, por exemplo, recebi autorização de permanecer no país por 6 meses.
O que fazer?
- Defina qual o tipo de visto é mais apropriado para a sua viagem. Se você for apenas fazer turismo a sua categoria é a B-2. Para verificar as demais categorias visite o site da Embaixada: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/types-fees.html
- Preencha, em inglês, o formulário eletrônico de solicitação de visto DS-160, e imprima a página de confirmação (com o código de barras) de cada requerente. Para preencher o formulário acesse: https://ceac.state.gov/genniv. Neste site você encontra uma lista de todos os tipos de vistos, documentos necessários, requisitos de navegador e ajuda de como preencher o formulário. Dica: no topo da página do site há a opção "Select Tooltip Language", selecione "Portuguese" e aí fica fácil.
- Pague a taxa de solicitação do visto (MRV) de cada requerente no valor de $160,00 para a categoria B-2.
- Agende sua visita no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e sua entrevista no Consulado/Embaixada no site https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/ss_country_welcome.
a. Página de confirmação do formulário DS-160 (com código de barras);
b. Número do recibo de pagamento da taxa MRV;
c. O número do passaporte do solicitante.
c. O número do passaporte do solicitante.
- No dia agendado, vá ao CASV com o formulário, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto.
- No dia da entrevista, é preciso ir ao Consulado/Embaixada levando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.
Você pode solicitar seu visto na embaixada em Brasília ou nos consulados em Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo. Como a maioria das pessoas moram em outras cidades reserve dois dias para fazer tudo: o primeiro dia para a visita a CASV e o segundo para a entrevista no Consulado/Embaixada.
Por razões de segurança, os solicitantes de vistos não podem entrar nos Consulados ou na Embaixada com volumes (exceto uma bolsa pequena), telefones celulares ou outros equipamentos eletrônicos.
Em São Paulo há vários estabelecimentos, na frente do consulado e da CASV, que oferecem guarda-volume por aproximadamente R$10,00.
.
Minha experiência
Para os que como eu não moram em São Paulo, mas vão lá tirar o visto, tenho uma dica para hospedagem - o Ibis Budget, no Morumbi.
Viajei durante a noite e logo de manhã desci do meu ônibus interestadual que passava pertinho da CASV do Alto de Pinheiros. Deu tempo de tomar o café da manhã numa padaria ali perto e já fui para a fila. Aqui é tudo muito rápido, as filas são pequenas e tudo o que fazem é tirar sua foto e digitais.
Depois da visita já fui para o hotel no Morumbi. Ele fica a 1.100 m da embaixada dos Estados Unidos em São Paulo, o que me garantiu uma caminhada tranquila até lá na manhã seguinte. Entre espera e entrevista deu menos de duas horas. As filas se formam na calçada e não há cobertura, então leve um guarda-chuva e use roupas apropriadas para o tempo.
A entrevista durou no máximo 5 min e teve poucas perguntas. A funcionária simpática do outro lado do guichê logo nos disse que o visto fora concedido, e já saímos de lá sonhando com a viagem que nos aguardava.
Agora que você já sabe como tirar o visto norte-americano está esperando o que?
A pergunta pode parecer idiota, mas prefiro ser um idiota esclarecido, a ser ignorante, rsrsrs.
ResponderExcluirA entrevista no consulado é feita em português ou inglês?
Ouvir falar que para conseguir um visto é necessária ter determinada quantia comprovada em conta corrente, esta informação procede?
Desculpe pelas perguntas inoportunas e parabéns pelo blog!
Wesley
Oi, Wesley!
ResponderExcluirA entrevista é feita em português e é baseada no formulário DS-160 que você já terá entregue anteriormente.
Quanto ao preenchimento do formulário você terá que informar seu salário entre muitas outras coisas, mas não exigem informação do valor total de seus bens ou valor em conta. Eu também tinha ouvido sobre isso e até levei extratos bancários dos últimos meses, mas não solicitaram.
Espero ter ajudado!